quarta-feira, 29 de abril de 2009

Regulamentação da Profissão de Informática

O post dessa semana vai abordar um assunto que interessa a toda a sociedade, mas em especial as pessoas diretamente envolvidas com a área da Informática.
A discussão é sobre a regulamentação da profissão da Informática, diversas são as opiniões sobre o assunto. A SBC, basicamente, defende que o exercício da profissão de Informática deve ser livre, independente de diploma; do outro lado, o principal representante Bonifácio de Andrada, deputado federal, defende que as atividades só poderão ser exercidas por pessoas diplomadas ou não-diplomadas mas que exerçam a profissão no mínimo a 5 anos, ele objetiva ainda a criação de um Conselho Federal de Informação e Computação.
Me posiciono ao lado da SBC, tendo em vista que atividades inerentes à computação não necessitam de um diploma ou qualquer comprovação de cursos, se o profissional é qualificado para executar o trabalho não é importante que seja apresentado um papel que comprove sua capacidade e eficiência, além disso se a empresa desejar a contratação apenas de profissionais que tenham cursado o ensino superior, elas são totalmente livres para exigir tal documentação. Há ainda a suspeita que os profissionais com o 3º grau possam ser afetados pela concorrência dos curiosos (autodidatas, entre outros), se isso for uma verdade, radicalmente, acredito que seja mais lucrativo investir nestes curiosos, ao invés de proteger com leis trabalhistas os "menos capacitados" apenas por eles possuírem algum comprovante de curso superior ou equivalente, o que pode de certa forma barra o desenvolvimento tecnológico do país. Não esquecendo também que aquele que passa por um curso superior, se bem feito, não necessita de proteção contra concorrência.
Espero que tenha ajudado, apesar de defender apenas aquilo em que acredito.


Para um conhecimento mais amplo, links interessantes:
Projeto de Lei pelo Bonifácio de Andrada
Projeto de Lei pela SBC



quarta-feira, 22 de abril de 2009

Configurando meu computador

Nesse post comentarei alguns componentes do computador, tomando como o exemplo o computador que eu uso, são eles a placa mãe, o processador, as memórias principais e secundária, os dispositivos de entrada e saída.
A placa mãe(motherboard) é a maior placa de um computador e serve para acomodar o processador e conectar todos os componentes chamados de periféricos, ela é composta pelo encaixe do processador chamado soquete, pelos barramentos, pela BIOS e sua respectiva bateria, pela memória ROM, entre outros. A que eu uso é MSI MS-7267, fabricada pela Micro-Star Int'l Co.,Ltd.. Os barramentos permitem a conexão de outros periféricos, assim como as portas de comunicação permitem a conexão com periféricos externos, a exemplo USB.
O processador é a principal peça de um computador, como o próprio nome já diz, ele processa as informações, ele se utiliza dos barramentos que permitem o tráfego de dados entre o processador e os demais componentes. Ele pode ser dividido em 4 partes básicas, dentre elas vale citar a ULA (Unidade lógica e aritmética), que realiza operações lógicas e aritméticas necessárias para a realização de uma tarefa, e a UC(Unidade de Controle), que é responsável pelo controle das tarefas e de todos os outros componentes do computador. O que eu uso é o DualCore Intel Core 2 Duo E4500, 2200 MHz (11 x 200), fabricado pela Intel Corporation. O processador também utiliza uma memória para armazenar o resultado de seus trabalhos, essa memória chama-se memória cachê e sua velocidade de processamento é melhorada pois o cache é exclusivo do processador.
As memórias principais são utilizadas pelo processador para armazenar informações enquanto estão sendo executadas se você encerrar o aplicativo sem salvar os dados, estes serão excluídos da memória, isso faz delas voláteis. Todos os programas precisam ser carregados nestas memórias para serem executados. A exemplo, a memória RAM (Random Access Memory) que é instalada na placa mãe. A que eu uso é do tipo DDR2 667 (333 MHz) de 1GB.
O HD (Hard Disk) é uma memória secundária, um dispositivo designado a armazenar dados, todos os programas que você deseja utilizar em seu computador devem ser instalados ou copiados para seu disco rígido, eles são mais baratos do que as memórias, logo possuem uma grande capacidade de armazenamento e diferente das memórias ele não é volátil. O HD que eu uso tem a capacidade de armazenar 160 GB.
Por último vamos falar dos dispositivos de entrada e saída(input/output), eles servem para a comunicação entra o usuário e a máquina. Exemplos mais comuns de entrada(input) são teclado, mouse, scanner, webcam, microfone, tela sensível ao toque, leitor de código de barras, canetas óticas, joystick, entre outros. Exemplos de saída(output) são monitor, caixas de som, impressora, entre outros. Existem também aqueles dispositivos que são tanto de entrada quanto de saída são eles: pen drives, joystick vibratórios, monitores sensível ao toque, gravador de CD/DVD, modem, dentre outros.
Espero que tenha contribuído para os leitores com alguma informação útil, até o próximo post.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

A que áreas do conhecimento humano diz respeito o desenvolvimento da área de Computação?

Diante da praticidade de resolver problemas com o auxílio da computação, quase todas as áreas do conhecimento já criaram um vinculo mesmo que pequeno com a computação.
Aplicações multidisciplinares, como sugeriu a SBC, poderiam ser usadas em função do meio ambiente, saúde pública, violência urbana, agropecuária, entretenimento digital, telemedicina, história, dentre outras.
Exemplos dessa integração podem ser os Programas de Atividades em Medicina Assistida por Computação Científica, eles desenvolvem pólos aglutinadores de profissionais das mais diversas áreas (engenharia, computação, medicina, saúde, entre outras) focados em colocar a modelagem e as tecnologias da computação científica, da informação e da comunicação a serviço da Saúde.

As graduações em computação estão preparadas para formar pessoas capazes de dar conta de tais desafios?

A própria SBC levantou os quesitos fundamentais que determinariam se os profissionais da computação conseguiriam superar os Grandes Desafios. Tal proposta se baseou nas seguintes questões:
  • Multidisciplinariedade;
  • Integração com a indústria;
  • Transformação da fuga de cérebros em vantagem;
  • Estabelecimento de um centro para discussão de pesquisa.
Esses desafios exigem principalmente cooperação dentro da Computação e de outras áreas do conhecimento, acredito que mesmo se não for possível superar todos os Grandes Desafios, esta proposta poderá trazer contribuições significativas para a área da Computação.

sábado, 11 de abril de 2009

SBC

A SBC - Sociedade Brasileira de Computação é uma sociedade científica sem fins lucrativos, formada por pesquisadores, professores, estudantes, empresas e instituições de ensino. Ela promove o intercâmbio de informações e atua junto ao público profissional e leigo no que se refere à Tecnologia de Informação, organizando e apoiando congressos, incentivando atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento na área da computação.
Existe também uma preocupação com a política governamental no sentido de assegurar a emancipação tecnológica do país mantendo ações diretas no Congresso.
Além disso o Congresso Nacional da SBC (CSBC) é promovido anualmente visando a divulgação da ciência e os interesses da comunidade da Computação.

SBC