quarta-feira, 22 de abril de 2009

Configurando meu computador

Nesse post comentarei alguns componentes do computador, tomando como o exemplo o computador que eu uso, são eles a placa mãe, o processador, as memórias principais e secundária, os dispositivos de entrada e saída.
A placa mãe(motherboard) é a maior placa de um computador e serve para acomodar o processador e conectar todos os componentes chamados de periféricos, ela é composta pelo encaixe do processador chamado soquete, pelos barramentos, pela BIOS e sua respectiva bateria, pela memória ROM, entre outros. A que eu uso é MSI MS-7267, fabricada pela Micro-Star Int'l Co.,Ltd.. Os barramentos permitem a conexão de outros periféricos, assim como as portas de comunicação permitem a conexão com periféricos externos, a exemplo USB.
O processador é a principal peça de um computador, como o próprio nome já diz, ele processa as informações, ele se utiliza dos barramentos que permitem o tráfego de dados entre o processador e os demais componentes. Ele pode ser dividido em 4 partes básicas, dentre elas vale citar a ULA (Unidade lógica e aritmética), que realiza operações lógicas e aritméticas necessárias para a realização de uma tarefa, e a UC(Unidade de Controle), que é responsável pelo controle das tarefas e de todos os outros componentes do computador. O que eu uso é o DualCore Intel Core 2 Duo E4500, 2200 MHz (11 x 200), fabricado pela Intel Corporation. O processador também utiliza uma memória para armazenar o resultado de seus trabalhos, essa memória chama-se memória cachê e sua velocidade de processamento é melhorada pois o cache é exclusivo do processador.
As memórias principais são utilizadas pelo processador para armazenar informações enquanto estão sendo executadas se você encerrar o aplicativo sem salvar os dados, estes serão excluídos da memória, isso faz delas voláteis. Todos os programas precisam ser carregados nestas memórias para serem executados. A exemplo, a memória RAM (Random Access Memory) que é instalada na placa mãe. A que eu uso é do tipo DDR2 667 (333 MHz) de 1GB.
O HD (Hard Disk) é uma memória secundária, um dispositivo designado a armazenar dados, todos os programas que você deseja utilizar em seu computador devem ser instalados ou copiados para seu disco rígido, eles são mais baratos do que as memórias, logo possuem uma grande capacidade de armazenamento e diferente das memórias ele não é volátil. O HD que eu uso tem a capacidade de armazenar 160 GB.
Por último vamos falar dos dispositivos de entrada e saída(input/output), eles servem para a comunicação entra o usuário e a máquina. Exemplos mais comuns de entrada(input) são teclado, mouse, scanner, webcam, microfone, tela sensível ao toque, leitor de código de barras, canetas óticas, joystick, entre outros. Exemplos de saída(output) são monitor, caixas de som, impressora, entre outros. Existem também aqueles dispositivos que são tanto de entrada quanto de saída são eles: pen drives, joystick vibratórios, monitores sensível ao toque, gravador de CD/DVD, modem, dentre outros.
Espero que tenha contribuído para os leitores com alguma informação útil, até o próximo post.

Um comentário: